fbpx

XVII CONPARH – Pessoas – Empresas – Planeta: Isso é comigo!

 Primeiro painel do Congresso trouxe diferentes visões de empresas que valorizam a sustentabilidade

O tema central do XVII Congresso Paranaense de Recursos Humanos (CONPARH) “Pessoas, empresas e planeta em harmonia: um legado possível” foi a abordagem do painel magno que abriu a programação do evento. Com moderação da diretora do Comitê Temático do Congresso, Andreá Gautè, o tema foi abordado por Breno Oliveira, empreendedor surdo, referência na qualificação de atendimento para surdos e CEO da Il Sordo Gelato; por Gladys Mariotto, CEO e co-founder da Startup Já Entendi Agro; e por Francisco Milagres, conselheiro e palestrante fundador da Mirach Ventures.

A mediadora Andrea Gautè iniciou o painel com uma autodescrição, uma atitude que promove a acessibilidade e a inclusão para pessoas surdas. Em sua provocação questionou os palestrantes sobre ações que as empresas podem ter para obter maior sustentabilidade, quais os benefícios que alcançam, os impactos provocados, o que inspira, modelos de negócios, entre outros fatores. “Precisam ser ações conectadas porque hoje muitas empresas valorizam as práticas sustentáveis”, disse.

Uma questão colocada para o palestrante Francisco Milagres foi com relação ao que é necessário para uma empresa ser mais sustentável. “O primeiro fator é a liderança, como treinamos as pessoas e promover ações sustentáveis no dia a dia. É necessário analisar os resultados que geram para economia financeira, como a empresa se conecta com os fornecedores, para que eles também sigam as práticas que promovemos. É preciso medir os impactos positivos das ações”, afirmou Francisco Milagres.

Sustentabilidade no agronegócio

Especialista na área do Agronegócio, Gladys Mariotto falou como o tema sustentabilidade é tratado no segmento. “Tenho 20 anos de atuação na área de capacitação, e no início eram empresas muito pontuais que tinham já essa visão de futuro, mas hoje a área de sustentabilidade passou a ser estratégica nas grandes empresas. No Agronegócio, até por conta da pressão mundial, toda essa cadeia tem sido mapeada com atenção. Hoje não se fala, não se mede mais empresa por empresa, mede-se a cadeia inteira”, disse.

 

A sustentabilidade permeia toda a cadeia de desenvolvimento. “Desde a água envolvida passando pelas pessoas, saúde animal, a governança da propriedade é analisada. Hoje até as máquinas agrícolas já saem das fábricas com alguns itens de sustentabilidade. Há 10 anos atrás isso não era possível e hoje, não seguir com práticas de sustentabilidade é um ponto negativo”, destacou.

A inclusão e a sustentabilidade

O empreendedor Breno Oliveira, que é surdo, destacou a importância de priorizar a inclusão e acessibilidade para um mundo sustentável. Com ajuda de uma intérprete de libras, ele pontuou que a primeira atitude é entender a barreira da comunicação. “A empatia é importante. A comunicação precisa criar a consciência social sobre a inclusão”.

Ele contou que quando inaugurou a sorveteria, contratou surdos que encontram barreiras quando são contratados em empresas. Abriu o próprio negócio porque via que os surdos ficavam na mesma função por vários anos.

 

“Promovemos ações de inclusão porque é preciso ter essa consciência para um mundo mais sustentável. A inclusão e a acessibilidade não estão prontas, por exemplo, com esta pergunta: onde fica o direito da pessoa com deficiência?” questionou Breno Oliveira.

 

Como tornar o tema um legado?

Para finalizar, Andrea Guatè provocou os palestrantes com a pergunta: “Como podemos garantir que iniciativas e gestão de pessoas, que essa integração empresa, planeta e pessoas não seja uma tendência passageira, mas que possa ser um legado possível para todas as organizações e gerações?”

XVII Congresso Paranaense de Recursos Humanos (XVII CONPARH) tem como tema central “Pessoas, empresas e planeta: isso é comigo!” e está acontecendo hoje (12/04) e amanhã (13/04), das 08h às 18h, na Fiep – Campus da Indústria (Av. Comendador Franco, 1341, Jardim Botânico). O XVII CONPARH é organizado pela ABRH Paraná. Informações e inscrições: https://conparh.com.br/.

 

Texto: Básica Comunicações

Foto: Leandro Provenci