Notícias

A Liderança que inspira e transforma

Uma das figuras mais influentes e inspiradoras do cenário empresarial brasileiro, Luiza Helena Trajano, conhecida por sua liderança visionária e paixão pelo varejo, trouxe lições valiosas para o XVIII CONPARH. Ela falou sobre “a liderança que inspira, empodera e gera entregas consistentes”, durante sua apresentação no Auditório Alelo.

Reconhecida por transformar o varejo com visão humana e foco em resultados duradouros, a executiva defendeu uma união indissociável entre resultados concretos e compromisso social. Para ela, liderar não é sobre mandar, é sobre inspirar. A essência de sua liderança é a gestão inclusiva e humanizada, vendo os funcionários como o principal ativo da empresa.

A empresária abordou a importância de temas como cotas, equilíbrio entre homens e mulheres e diversidade. Falou sobre a cota de negros na sua empresa e destacou que os conselhos das empresas terão que ter “cota de 30% nos conselhos das empresas”. Sobre sua experiência no mundo dos negócios, ela disse: “vivo num mundo mais masculino, mas hoje tem mais respeito e [isso é] importante”.

 Papel estratégico do RH

A executiva falou com orgulho do papel dos vendedores, contando um pouco de sua história.  “Tive mulheres muito fortes na minha vida como minha tia, que tinha talento para empreender. Vim de uma família que já era empreendedora. Acredito sempre no equilíbrio do feminino e masculino”.

Ela enfatizou uma mentalidade focada em soluções. “Na cabeça da gente tem problema e solução. Energia que circula. Minha mãe me criou com cabeça para encontrar a solução. quando você traz o problema que você está vendo no outro você não encontra solução”. Citou que 60% dos que cresceram no mundo veio de família pobre. Acredita que “a solução está dentro de você não do outro”. Luiza iniciou sua carreira como vendedora e descobriu a facilidade de lidar com gente. “Servir ao outro é nobre. Fomos criados com muito amor. As pessoas precisam amar o que fazem”.

Reforçou a importância da área de Recursos Humanos que, na sua opinião, deve estar totalmente alinhada aos resultados. E ainda usou uma analogia, “o RH da Administração: o carrinho do dia a dia e o carrinho do longo prazo, em que a pessoa tem que administrar bem os dois”. Para ela, o RH deve estar preocupado com esses dois carrinhos e sempre valorizando as pessoas, pois elas são muito importantes. “Valorizamos, estimulamos, incentivamos, premiamos. A motivação faz bem. São as pessoas que fazem os números. É cuidando das pessoas que vamos ganhar dinheiro, essa é a minha equação. Crenças limitantes nossa empresa não tem”.

  Cultura, Inovação e Propósito

“Somos uma empresa 100% brasileira, não nascemos digital, mas hoje temos 4 laboratórios digitais e temos a maior influenciadora digital. Nunca abrimos mão de nosso propósito, 29 anos entre as cinco maiores empresas. Crescemos junto com a nossa equipe. Mudamos sempre em inovação mas nunca mudamos nossa cultura, nossos valores. É o jeito Luiza de ser. Quando a empresa perde a alma ela perde sua espinha dorsal. Praticamos a inovação com simplicidade. O humano cada vez se torna o mais importante, concordando com o tema do congresso”, declarou

A empresária abordou as dimensões essenciais da liderança transformadora, destacando “a inovação como pilar central, ancorada na valorização das pessoas. Ela acredita que o coração de qualquer empresa é sua equipe. Seu estilo de liderança é centrado em ouvir e valorizar seus funcionários, criando um ambiente de trabalho positivo e motivador.

 

Inteligência Artificial

Sobre o avanço da IA, Luiza Trajano destacou como a Magalu usa a tecnologia em favor das pessoas. Lu, a maior influenciadora do mundo, foi criada em 2003 para humanizar o site. “A  Lu tem 1.3 bilhão de fãs e a nova versão deu a ela tecnologia de ponta e com IA vai ampliar potencial de monetização da empresa”, afirmou. A executiva compartilhou uma visão de aprendizado contínuo. “A gente erra e aprende, grave o erro e dê espaço para novos erros. Solucione o erro rapidamente. O que manda é seu propósito de vida”.

Como seu legado, Luiza enfatiza que o sucesso não se trata apenas de fazer dinheiro, mas  de fazer a diferença. A empresária continuamente lembra que o foco no cliente, na inovação, no respeito pelas pessoas, na igualdade de gênero e na responsabilidade social não são apenas valores importantes, mas também os pilares de um sucesso empresarial duradouro. “Essa mentalidade centrada no cliente ajudou o Magazine Luiza a construir relacionamentos sólidos com seus consumidores, Com visão, determinação e um compromisso inabalável com os valores certos, é possível alcançar grandes feitos nos negócios e na vida”.

 

Texto: Básica Comunicações

Fotos: Leandro Provenci e Gian Galani