Com música e poesia, o cantor, compositor, artista visual baiano e empreendedor Carlinhos Brown encerrou a programação de palestras desta sexta-feira (12) do XVII Congresso Paranaense de Recursos Humanos (CONPARH). Com o tema “Sons da Esperança: música como instrumento de transformação positiva na sociedade”, Brown contou sua história para os participantes do congresso que lotaram o auditório Mario de Mari, na FIEP.
Como artista que é, e com narrativa poética, Brown fez uma participação especial, acompanhada e intermediada de música, e cantando alguns de seus sucessos. Ele ressaltou a importância da coletividade, da espiritualidade, e das pessoas. “Pessoas, empresas, planeta, isso é conosco, sem coletividade não seríamos nada. Qual a importância do meu servir? Tudo é importante diante do servir. Pessoas, a escolha perfeita de Deus para gerir recursos humanos”, disse Carlinhos Brown. “Esse país nasceu para educar a convivência no mundo, a convivência no lugar do trabalho é nossa linha mestra”, completou.
Escola para frear a violência
Ao contar sua história Brown lembrou que foi alfabetizado aos 14 anos e foi na adolescência que aprendeu percussão, o que transformou sua vida. O conhecimento musical proporcionou participar da formação do Axé Music e, após retornar de uma turnê internacional, percebeu a violência no bairro onde vivia, o Candeal, em Salvador (BA). Ao ver o surgimento de uma gangue e, como ele afirmou, vivendo a transformação na vida, resolveu criar uma escola no bairro, o Pracatum projeto que existe até hoje e que transformou o bairro e os moradores. “Eu estava em um processo pessoal de mudança e então resolvi fazer a escola de percussão. Hoje o índice de violência no Candeal é zero. As pessoas são puxadas pelo bem”, ressaltou.
“Hoje a Pracatum tem 15 mil alunos formados, tocando com músicos do mundo inteiro. O descuido com o Brasil violento passa pela falta de atenção com a educação”, disse o artista baiano. Relacionando fatos de sua história de vida com o trabalho em empresas, eles abordou o amor, a diversidade, as parcerias, a sustentabilidade e destacou a importância do tema do XVII CONPARH: Pessoas, empresas, planeta: isso é comigo para construção coletiva de um mundo melhor.
O XVII Congresso Paranaense de Recursos Humanos (XVII CONPARH) tem como tema central “Pessoas, empresas e planeta: isso é comigo!” e está acontecendo hoje (12/04) e amanhã (13/04), das 08h às 18h, na Fiep – Campus da Indústria (Av. Comendador Franco, 1341, Jardim Botânico). O XVII CONPARH é organizado pela ABRH Paraná.
Texto: Básica Comunicações
Foto: Leandro Provenci e Lucas Quadros