Felicidade e espiritualidade nas organizações
O painel simultâneo “Conectando corações e negócios: uma abordagem espiritual para o sucesso organizacional”, com moderação de Guilherme Kraus, atraiu a atenção dos congressistas na tarde desta sexta-feira (12), no XVII CONPARH, que lotaram a Sala de Convenções 2. Para debater o tema foram convidados Adeildo Nascimento, fundador da DHEO consultoria; Adilson Souza, palestrante internacional e fundador da Estação Liderança; e Gustavo Arns, idealizador do Congresso Internacional da Felicidade. Inteligência espiritualTécnico em tecnologia da informação, com atuação profissional na área de RH, Adeildo Nascimento contou que em sua trajetória em Recursos Humanos já se deparou com muito preconceito quando aborda a importância da espiritualidade. “A felicidade e a espiritualidade são complementares e similares. Muitos falam que isso é romantizar, mas para mim tem muita relação ‘o’ propósito, o porquê e ‘o’ como alcançar o meu propósito. A inteligência espiritual trata o porquê e a felicidade, só quem entende o porquê da vida, suporta ‘o’ como”, ponderou. Espiritualidade nas empresasCurioso e estudioso do mundo corporativo, Adilson Souza disse a dificuldade em entender a desumanidade no mundo corporativo o levou a estudar a área de RH. “Hoje sou fundador da Estação Liderança, que já tem 24 anos, e me dediquei a um estudo que virou doutorado sobre liderança espiritualizada e humanização das organizações, sem o viés religioso. Eu estou feliz, mas quem estou fazendo feliz? Este também é o questionamento”, disse. Felicidade nas organizaçõesGustavo Arns destacou a importância de cuidar do bem estar emocional e físico para conquistar a felicidade. “São construções plenamente possíveis. A felicidade pode ser construída em camadas. Espiritualidade e felicidade são temas importantes e que andam juntos e muito do adoecimento hoje vem do trabalho. Vejo que para falar de felicidade dentro da empresa tem que ter coragem. Mas as práticas de felicidade nas organizações vem para ajudar. É preciso quebrar paradigmas, preconceitos. O trabalho não precisa ser um local pra fazer amigos, mas para bons relacionamento e um trabalho mais saudável”, afirmou. O XVII Congresso Paranaense de Recursos Humanos (XVII CONPARH) tem como tema central “Pessoas, empresas e planeta: isso é comigo!” e está acontecendo hoje (12/04) e amanhã (13/04), das 08h às 18h, na Fiep – Campus da Indústria (Av. Comendador Franco, 1341, Jardim Botânico). O XVII CONPARH é organizado pela ABRH Paraná. Informações e inscrições: https://conparh.com.br/. Texto: Básica Comunicações Foto: Leandro Provenci
Painel Navegando nas Tendências Globais da Gestão de Pessoas
A programação da tarde desta sexta-feira (12) do XVII Congresso Paranaense de Recursos Humanos (CONPARH) foi retomada com a palestra magna “Navegando nas Tendências Globais da Gestão de Pessoas”. Com mediação de Gilmar de Andrade, presidente da ABRH-PR, este painel contou com duas participações online: Danielle Rainha, diretora de RH da SHV Energy, e Carla Caracol, diretora de RH no Grupo Renascença Multimédia de Portugal. Presencialmente, participou o CEO da Keeptalent Portugal vice-presidente e curador da Lusofonia Digital, Pedro Ramos. Cultura da diferençaO especialista português, Pedro Ramos elencou as tendências que considera essenciais para o futuro. “É um desafio falar das tendências globais na gestão de pessoas, mesmo com vários estudos e pesquisas disponíveis. Mesmo assim, conseguimos elencar algumas das principais tendências na área. Uma delas é a tecnologia, a flexibilidade que o trabalho remoto ou híbrido trouxe para o trabalho. O segundo ponto é a experiência do colaborador que só permanece na empresa se estiver se sentindo bem”, disse. Para ele, a felicidade nas organizações é um tema que passa a ter muita relevância, assim como a segurança psicológica nas organizações. E a terceira tendência indicada por Pedro Ramos é a valorização das novas competências e a capacidade de aprender e desaprender. “E o grande desafio é atrair pessoas que pensam de forma diferente. A cultura da diferença é essencial”, relatou. Lideranças para a gestão de pessoas A diretora de RH do Grupo Renascença Multimédia de Portugal, Carla Caracol participou de forma online e destacou a importância dos líderes para a gestão de pessoas. “Quem faz a gestão de pessoas são os líderes. Nós, como gestores de recursos humanos, somos facilitadores de lideranças cuidadoras e lideranças servidoras, sempre com foco nas pessoas e resultados. Ter lideranças fortes, contentes e que conseguem identificar potencial em suas próprias equipes é um fator importante”, afirmou. Prioridades estratégicas Direto da Holanda, a diretora de RH da SHV Energy, empresa global de energia Danielle Rainha apontou três tendências. “Como prioridade estratégica, a primeira é como construir um negócio capaz, conforme a estratégia do negócio. O segundo elemento é o engajamento, a jornada e experiência do colaborador. E a terceira tendência é usar a diversidade, equidade e a inclusão para o crescimento. A transformação da organização é inevitável. Gente que pensa diferente transforma”, declarou. O XVII Congresso Paranaense de Recursos Humanos (XVII CONPARH) tem como tema central “Pessoas, empresas e planeta: isso é comigo!” e está acontecendo hoje (12/04) e amanhã (13/04), das 08h às 18h, na Fiep – Campus da Indústria (Av. Comendador Franco, 1341, Jardim Botânico). O XVII CONPARH é organizado pela ABRH Paraná. Informações e inscrições: https://conparh.com.br/. Texto: Básica Comunicações Foto: Leandro Provenci e Lucas Quadros
Palestrantes apresentaram suas experiências em grandes empresas em painel que aborda o engajamento dos colaboradores
“Colaboradores Engajados, Clientes Encantados: A Magia da Jornada” foi um dos paineis debatidos na manhã desta sexta-feira (12) durante o XVII Congresso Paranaense de Recursos Humanos (CONPARH). O diretor de Marketing da Associação Brasileira de Recursos Humanos Paraná (ABRH-PR) Luis Quental foi o moderador do painel que contou com a participação de: – Samantha Leite Franco (gerente de RH da ExxonMobil Brasil) – Luciana Piva (diretora de Remuneração & Benefícios, Arquitetura Organizacional, Planejamento de Pessoas e RTS no Grupo Boticário) – Patricia Bobbato (diretora de pessoas, comunicação interna e sustentabilidade no Grupo Tigre). Cultura da empresa Com formação em psicologia e atuação na área de Recursos Humanos, Patrícia Bobatto apresentou a jornada de valorização da cultura da empresa realizada no Grupo Tigre. “Começamos essa jornada em 2016 e com a liderança. O programa de cultura da empresa hoje tem engajamento de 96% dos profissionais. É um trabalho que está sendo desenvolvido, em parceria com a comunicação interna que nos trouxe muitos resultados”. Patrícia salientou que o Grupo Tigre é muito conhecido e que no momento a empresa está fortalecendo a marca como empregadora. Visão ampla Samantha Franco, com carreira de 30 anos na área de Recursos Humanos, abordou algumas iniciativas do setor de RH da ExxonMobil Brasil para engajamento, valorizando a questão do cuidado e da resiliência. “Temos uma cultura muito forte de saúde, pois é uma indústria onde o tema é um ponto crítico. Por isso temos uma visão ampla com ergonomia, atividades físicas, ginástica laboral, conscientização de alimentação, entre outros. Também temos um programa de saúde mental, o programa Pandora, onde as pessoas tem um espaço seguro para falar dessas questões”, afirmou. Samantha também mencionou as ações para interação social com iniciativas aos funcionários se enquadrarem e compartilharem experiências. Jornada e experiência do colaborador A diretora do Grupo Boticário, Luciana Piva destacou quatro pilares que fundamentam o trabalho da empresa. “Nós somos a terceira empresa mais sustentável do mundo e uma das melhores para mulheres trabalharem. E como conseguimos isso? Focando em quatro grandes pilares: o cliente no centro das decisões; tecnologia e inovação; crescimento sustentável e compartilhado; e atenção com as pessoas e ambiente de trabalho. Somos um ecossistema de beleza”, salientou. Luciana ainda disse que um dos pilares estratégicos do Grupo Boticário é a atenção com as pessoas e o ambiente de trabalho. “Sempre usamos a palavra cuidado, pois é isso que procuramos ter com nosso colaborador” afirmou. O XVII Congresso Paranaense de Recursos Humanos (XVII CONPARH) tem como tema central “Pessoas, empresas e planeta: isso é comigo!” e está acontecendo hoje (12/04) e amanhã (13/04), das 08h às 18h, na Fiep – Campus da Indústria (Av. Comendador Franco, 1341, Jardim Botânico). O XVII CONPARH é organizado pela ABRH Paraná. Informações e inscrições: https://conparh.com.br/. Texto: Básica Comunicações Foto: Leandro Provenci
Painel destacou a importância das empresas orientarem colaboradores para planejamento de longo prazo
A programação do XVII Congresso Paranaense de Recursos Humanos (CONPARH) teve continuidade com o painel “Além dos Números: Mergulhando nas Tendências Ocultas da Economia”. O debate contou com a participação: – Jorge Prado (assessor de investimentos e sócio fundador da Únimo Investimentos) – Heloisa Menezes (professora convidada da Fundação Dom Cabral, diretora institucional e de inovações da Tron Ensino de Robótica Educativa) – Daniel Cifu (KPMG Brasil, sócio Deal Advisory & Strategy – Valuation – Região Sul – Ativo Biológico). O painel foi mediado pela advogada e conselheira de empresas Lucyanna Lima Lopes. A atual visão das empresas para um ecossistema foi destacada pela palestrante Heloisa Menezes. “As empresas perderam a visão egocêntrica e ganharam um rearranjo com novos ecossistemas, de inovação, de sustentabilidade para gerar mais eficiência e performance”, disse. Segundo Heloisa, as organizações continuam tendo um papel fundamental, com uma visão mais sistêmica. A empresa passa a ser vista com uma dupla função de ter performance econômica e também gerar progresso social. Valorização dos colaboradores Já Daniel Cifu destacou a importância de valorizar os colaboradores. “Um dos principais pontos avaliados no processo de aquisição de uma empresa são as pessoas, a força de trabalho. Uma pesquisa recente mostrou que os casos de integração mal sucedidas é reflexo das pessoas. Então é importante pensar em planos de carreira e na própria cultura entre as lideranças”, disse. Para ele, é fundamental a valorização da força de trabalho no momento de integração de empresas, “a pesquisa mostrou que, em média, quando ocorre a integração se perde no primeiro ano mais de 30% da força de trabalho”, comentou Cifu. Recursos para o futuro O professor e investidor, Jorge Prado abordou a importância de os colaboradores investirem e guardarem recursos pensando no futuro. “Esse é um desafio, pois a nossa sociedade está doente financeiramente. Por um lado, temos pessoas que não consomem porque estão inadimplentes e, do outro lado, àqueles com algum recurso, mas investindo mal ou investindo pouco”, afirmou. O XVII Congresso Paranaense de Recursos Humanos (XVII CONPARH) tem como tema central “Pessoas, empresas e planeta: isso é comigo!” e está acontecendo hoje (12/04) e amanhã (13/04), das 08h às 18h, na Fiep – Campus da Indústria (Av. Comendador Franco, 1341, Jardim Botânico). O XVII CONPARH é organizado pela ABRH Paraná. Informações e inscrições: https://conparh.com.br/. Texto: Básica Comunicações Foto: Leandro Provenci
Stand da ABRH-PR vai movimentar o ecossistema de gestão de pessoas no XVII CONPARH
Nos dois dias do XVII CONPARH, o espaço será lugar perfeito para bate-papo, troca de experiências, compartilhamento de ideias e tendências. Acolher pessoas, realizar conexões, fortalecer as relações de networking, impulsionar oportunidades de negócios, divulgar ações e projetos. Tudo em um único ambiente: o stand da ABRH-PR no XVII CONPARH. O espaço é ideal para receber associados, palestrantes, patrocinadores e participantes do XVII CONPARH. Também será uma vitrine para a ABRH-PR divulgar seus produtos e gerar mais conectividade, movimentando o ecossistema de gestão de pessoas. O ambiente conta com uma sala reservada, perfeito para um bate-papo, troca de experiências, compartilhamento de ideias e tendências. O stand da ABRH-PR pretende se transformar, durante os dois dias do evento, em um ponto de acolhimento e de encontro para as pessoas que circularão no XVII CONPARH. Lançamento e divulgação de livros O stand da ABRH-PR também contará com o seguintes livros: Liderança Espiritualizada: a humanização das organizações Adilson Souza, Editora Lisbon Press, R$39,51 O livro é um convite para a reflexão sobre confiança, respeito, sentido de pertencer, significado para a vida, desenvolvimento de potencial, oportunidade de realização, justiça, gratidão, vida pessoal e profissional e relações habituais e de trabalho. Inteligência Espiritual no Mundo do Trabalho Adeildo Nascimento, Editora Edifica, R$15,90 O autor aborda com maestria os aspectos da busca por significado e propósitos de vida e de carreira. A inteligência espiritual desponta como uma bússola em tempos de caminhos incertos e cheios de obstáculos. O Poder do E – carreira e maternidade Paola Jagher e Karen Wasman, Editora Inverso, R$68,00 O livro mostra as experiências, erros e acertos das autoras em relação ao desafio de conciliar carreira e maternidade é uma tarefa que exige paciência, coragem e autoconhecimento. A Gestão de Pessoas de A a Zen Pedro Ramos, Editora Quality Mark, R$64,00 Obra retrata e aborda temas atuais e desafiadores relativos à Gestão de RH/Pessoas e às lideranças nas organizações, auxilia no pensar “fora da caixa” e a refletir sobre práticas efetivas do dia a dia. Histórias Trágicas que se Tornaram Cômicas Angela Wanke, Daviane Chemin, Sônia Gurgel, 90 páginas, distribuição gratuita Este livro é um mergulho nas histórias engraçadas, inusitadas, absurdas e às vezes trágicas que a vida corporativa produz todos os dias, mas os crachás não mostram e os relatórios não revelam. Desaposentado: melhor agora Armelino Girardi, Editora Clube dos Desaposentados, R$15,00 Em linguagem simples, didática e interativa, o livro fornece preciosas dicas aos aposentados e pré-aposentados para elevar a sua autoestima e inspirar-se para alçar novos e altos voos. Entre drones e dinossauros 22 autores do projeto The Masters, Editora GPCON, R$54,90 A obra amplifica os entendimentos e aplicações da gestão ambidestra sobre as práticas de liderança, gestão de negócios e carreiras. Os autores falam sobre inteligência artificial, governança, carreira, diversidade, inclusão, comunicação e marketing. O XVII Congresso Paranaense de Recursos Humanos (XVII CONPARH) tem como tema central “Pessoas, empresas e planeta: isso é comigo!” e está acontecendo hoje (12/04) e amanhã (13/04), das 08h às 18h, na Fiep – Campus da Indústria (Av. Comendador Franco, 1341, Jardim Botânico). O XVII CONPARH é organizado pela ABRH Paraná. Informações e inscrições: https://conparh.com.br/. Texto: Básica Comunicações Foto: Leandro Provenci
A importância da acessibilidade para um mundo mais sustentável
Primeiro painel do Congresso trouxe diferentes visões de empresas que valorizam a sustentabilidade O tema central do XVII Congresso Paranaense de Recursos Humanos (CONPARH) “Pessoas, empresas e planeta em harmonia: um legado possível” foi a abordagem do painel magno que abriu a programação do evento. Com moderação da diretora do Comitê Temático do Congresso, Andreá Gautè, o tema foi abordado por Breno Oliveira, empreendedor surdo, referência na qualificação de atendimento para surdos e CEO da Il Sordo Gelato; por Gladys Mariotto, CEO e co-founder da Startup Já Entendi Agro; e por Francisco Milagres, conselheiro e palestrante fundador da Mirach Ventures. A mediadora Andrea Gautè iniciou o painel com uma autodescrição, uma atitude que promove a acessibilidade e a inclusão para pessoas surdas. Em sua provocação questionou os palestrantes sobre ações que as empresas podem ter para obter maior sustentabilidade, quais os benefícios que alcançam, os impactos provocados, o que inspira, modelos de negócios, entre outros fatores. “Precisam ser ações conectadas porque hoje muitas empresas valorizam as práticas sustentáveis”, disse. Uma questão colocada para o palestrante Francisco Milagres foi com relação ao que é necessário para uma empresa ser mais sustentável. “O primeiro fator é a liderança, como treinamos as pessoas e promover ações sustentáveis no dia a dia. É necessário analisar os resultados que geram para economia financeira, como a empresa se conecta com os fornecedores, para que eles também sigam as práticas que promovemos. É preciso medir os impactos positivos das ações”, afirmou Francisco Milagres. Sustentabilidade no agronegócio Especialista na área do Agronegócio, Gladys Mariotto falou como o tema sustentabilidade é tratado no segmento. “Tenho 20 anos de atuação na área de capacitação, e no início eram empresas muito pontuais que tinham já essa visão de futuro, mas hoje a área de sustentabilidade passou a ser estratégica nas grandes empresas. No Agronegócio, até por conta da pressão mundial, toda essa cadeia tem sido mapeada com atenção. Hoje não se fala, não se mede mais empresa por empresa, mede-se a cadeia inteira”, disse. A sustentabilidade permeia toda a cadeia de desenvolvimento. “Desde a água envolvida passando pelas pessoas, saúde animal, a governança da propriedade é analisada. Hoje até as máquinas agrícolas já saem das fábricas com alguns itens de sustentabilidade. Há 10 anos atrás isso não era possível e hoje, não seguir com práticas de sustentabilidade é um ponto negativo”, destacou. A inclusão e a sustentabilidade O empreendedor Breno Oliveira, que é surdo, destacou a importância de priorizar a inclusão e acessibilidade para um mundo sustentável. Com ajuda de uma intérprete de libras, ele pontuou que a primeira atitude é entender a barreira da comunicação. “A empatia é importante. A comunicação precisa criar a consciência social sobre a inclusão”. Ele contou que quando inaugurou a sorveteria, contratou surdos que encontram barreiras quando são contratados em empresas. Abriu o próprio negócio porque via que os surdos ficavam na mesma função por vários anos. “Promovemos ações de inclusão porque é preciso ter essa consciência para um mundo mais sustentável. A inclusão e a acessibilidade não estão prontas, por exemplo, com esta pergunta: onde fica o direito da pessoa com deficiência?” questionou Breno Oliveira. Como tornar o tema um legado? Para finalizar, Andrea Guatè provocou os palestrantes com a pergunta: “Como podemos garantir que iniciativas e gestão de pessoas, que essa integração empresa, planeta e pessoas não seja uma tendência passageira, mas que possa ser um legado possível para todas as organizações e gerações?” O XVII Congresso Paranaense de Recursos Humanos (XVII CONPARH) tem como tema central “Pessoas, empresas e planeta: isso é comigo!” e está acontecendo hoje (12/04) e amanhã (13/04), das 08h às 18h, na Fiep – Campus da Indústria (Av. Comendador Franco, 1341, Jardim Botânico). O XVII CONPARH é organizado pela ABRH Paraná. Informações e inscrições: https://conparh.com.br/. Texto: Básica Comunicações Foto: Leandro Provenci
Aberto oficialmente o XVII CONPARH, o maior evento de gestão de pessoas do Paraná
A décima sétima edição do Congresso Paranaense de Recursos Humanos, o XVII CONPARH, iniciou oficialmente na manhã desta sexta-feira (12/04), na FIEP – Campus da Indústria. O auditório Mario de Mari recebeu cerca de 700 pessoas para a solenidade, do XVII CONPARH, que é promovido pela ABRH-PR. Com o tema “Pessoas, Empresas e Planeta: Isso é comigo!”, o CONPARH terá nesses dois dias (12 e 13/04) sete painéis principais, 16 paineis simultâneos, mais de 60 palestrantes e Feira de Negócios. O pré evento aconteceu ontem, dia 11/04, com o Summit de CEOs e Heads de RH que reuniu 80 pessoas que são vozes de influências, responsáveis por sustentar o processo de transformação em suas empresas. Os patrocinadores do XVII CONPARH são: Instituto Evaldo Lodi (IEL), Unimed, RB Benefícios, Nube, Mega Mídia, Swile, Magicel, Cia dos Estágios, Magicel, Paraná Clínicas Sulamérica, RH Gestor, Dental Uni, ADP, Human Robotics, Realize Hub, Senior Sistemas, CIEE Paraná. Os expositores do XVII CONPARH são: Univers RD Gestão de Saúde, Realize Hub, Human Robotics, Preppo, RH Numbers, Amana Key, Alperman, GPTW, Papum, Collabsoul, Inova RH, Em Sí, Pilla Tech, Zero Waste Brasil. Solenidade oficial Compuseram a mesa de abertura do XVII CONPARH: Sônia Gurgel (Presidente do Conselho Deliberativo da ABRH-PR – gestão 2022-2024), Paulo Sardinha (Presidente da Associação Brasileira de Recursos Humanos – ABRH-Brasil), Glmar Silva de Andrade (Presidente da ABRH-PR – gestão 2022-2024), Charmoniks Heuer (Vice-Presidente da ABRH-PR – gestão 2022-2024 e coordenadora do XVII CONPARH), Ricardo Nanami (Vice-presidente Financeiro da ABRH-PR – gestão 2022-2024 e Coordenador Financeiro do XVII CONPARH 2024) e Andréa Gauté (Diretora do Prêmio Ser Humano da ABRH-Brasil e Coordenadora do Comitê Temático do XVII CONPARH 2024). Primeira a falar, Sônia Gurgel saudou a todos os convidados, agradecendo especialmente aos convidados, congressistas, patrocinadores e envolvidos na organização do evento. “É muito bom ver a casa cheia. Depois de tanto tempo, estar presencialmente abrindo este CONPARH, me enche de orgulho, não apenas com o meu papel como presidente do Conselho Deliberativo, mas também como associada”, disse. Sônia ainda ressaltou a importância dos voluntários e convidou a todos a fazer parte da entidade. Na sequência, Charmoniks Heuer deu aas boas-vindas a todos, reconhecendo que o verdadeiro sucesso deste Congresso se deve ao esforço e dedicação dos voluntários. “Desde o momento em que começamos a planejar este congresso, cada detalhe – da escolha do tema e dos palestrantes ao local do evento – foi pensado e repensado com imenso cuidado e atenção. Foram várias reuniões, muitas horas de discussão e colaboração, todas conduzidas por pessoas apaixonadas pela gestão de pessoas”, afirmou. O objetivo deste Congresso vai além de apenas compartilhar conhecimentos e práticas sobre recursos humanos. É sobre valorizar profundamente a área de RH, destacando a sua importância não só para as empresas, mas para a sociedade como um todo. “Vivemos num mundo onde as palavras Pessoas, Planeta e Empresa devem andar juntas, alinhadas em harmonia para que possamos construir um futuro mais sustentável e inclusivo. Estar aqui na abertura desse congresso, me dá uma emoção imensa e um sentimento de gratidão profunda a todos que contribuíram para tornar este sonho uma realidade”, complementou Charmoniks. Uma jornada transformadora Logo no início de sua fala, Andréa Gauté fez uma homenagem a Daviane Chemin e Léia Cordeiro que também fizeram parte do Comitê Temático, responsável pela curadoria do conteúdo do XVII CONPARH. “O objetivo sempre foi trazer uma experiência incrível, mapeando toda a jornada de desenvolvimento de pessoas na organização. Espero que vocês mergulhem nessa jornada transformadora, aqui no auditório principal, mas também nas quatro salas com painéis simultâneos”, disse. Para finalizar, Andréa convidou a todos: “pessoas, empresas e planeta – isso é comigo! É agora e sempre, para estarmos conectados entre nós e com as outras gerações”. O presidente da ABRH-PR, Gilmar Silva de Andrade, iniciou a sua participação pedindo a todos os voluntários que participaram da organização do CONPARH para se levantarem e serem saudados pelo público. Após seis anos sem um CONPARH presencial, Gilmar reconheceu a satisfação de rever as pessoas e falar de um tema que é essencial nos dias de hoje, ou seja: planeta, pessoas e organizações. “Neste momento da história somos confrontados por desafios sem precedentes, por isso precisamos de uma resposta coletiva e coordenada. As evidências são claras estamos enfrentando uma crise ambiental que ameaça não só o meio ambiente, mas também o nosso bem estar e as gerações futuras”. Gilmar pontuou que a resposta a esses desafios não pode estar desassociada das pessoas. “Somos interconectados, o que afeta uma parte do mundo, afeta a todos. Todas as pessoas têm que ter acesso a condições de vida digna e sustentáveis, sem comprometer o nosso planeta”. E, para ele, as organizações possuem um papel crucial, “de liderar pelo exemplo, com práticas sustentáveis e soluções inovadoras. Isso é comigo e com cada um de vocês. Juntos podemos construir um futuro melhor para todos. Nosso planeta, pessoas e organizações dependem disso”, finalizou. Na sequência, Gilmar de Andrade apresentou o presidente da ABRH Brasil, Paulo Sardinha, que agradeceu o convite e manifestou a sua satisfação em estar no evento. Ele também saudou aos membros da ABRH Brasil e a toda a diretoria da ABRH-PR. “Muito importante a retomada presencial do CONPARH, em especial com este tema relevante e painelistas brilhantes”. O XVII Congresso Paranaense de Recursos Humanos (XVII CONPARH) tem como tema central “Pessoas, empresas e planeta: isso é comigo!” e está acontecendo hoje (12/04) e amanhã (13/04), das 08h às 18h, na Fiep – Campus da Indústria (Av. Comendador Franco, 1341, Jardim Botânico). O XVII CONPARH é organizado pela ABRH Paraná. Informações e inscrições: https://conparh.com.br/. Texto: Básica Comunicações Fotos: Leandro Provenci
Summit de CEOs e Heads de RH dá o pontapé inicial para o XVII CONPARH
Vozes de influências, responsáveis por sustentar o processo de transformação em suas empresas, estiveram presentes ao encontro, organizado pela ABRH-PR A Associação Brasileira de Recursos Humanos do Paraná (ABRH-PR) promoveu, na noite desta quinta-feira (11.04), o Summit de CEOs e Heads de RH, na Fiep – Campus da Indústria. O encontro, que deu o pontapé inicial para o XVII CONPARH, reuniu vozes de influências, responsáveis por sustentar o processo de transformação em suas empresas. Para debater o impacto das tecnologias emergentes no trabalho e o legado das organizações, foi convidado Francisco Milagres, fundador e CEO da Mirach Ventures, um expoente no campo da inovação e do futuro do trabalho. Oportunidades e propósitos O Summit de CEOs e Heads de RH iniciou com a fala do superintendente corporativo da Fiep, Odivany Pimentel Sales, que, em nome do presidente da Federação, Edson Vasconcelos, deu as boas-vindas a todos os presentes ao evento. Destacou a importância do XVII CONPARH para os profissionais da área de Recursos Humanos e enfatizou que é uma oportunidade de atualização dos líderes empresariais. Destacou o trabalho do Instituto Euvaldo Lodi, um dos patrocinadores do XVII CONPARH, voltado à gestão de pessoas e frisou que “é por causa destas soluções (atrair, desenvolver e inserir talentos na indústria) que estamos participando deste Summit”. Miguel Zacarias, sócio diretor da Magicel Consultoria de Benefícios Corporativos, Riscos Corporativos e Seguros, patrocinadora de gestão da ABRH-PR, patrocinadora bronze do CONPARH 2024 e do Summit de CEOs e Heads de RH, parabenizou os organizadores do Congresso pela qualidade dos temas e dos palestrantes, todos de primeira linha. Ressaltou que o propósito da Magicel de contribuir para um ambiente de negócios saudável está alinhado a tudo que será debatido neste Summit e no CONPARH”. Mudar o mundo O diretor da Gazeta do Povo, patrocinadora ouro da ABRH-PR, Guilherme Vieira, assegurou que o principal ativo das empresas são as pessoas. “O jornal tem muito a ver com pessoas, porque nossa missão é despertar em cada uma delas o desejo de ser melhor para fazer o bem à sociedade. Estamos empoderando as pessoas para mudarem o mundo”. Lembrou da corajosa virada digital da Gazeta há 7 anos que contribuiu para elevar de 33 mil assinantes para 130 mil e 17 milhões de leitores por mês. Enfatizou que o maior atributo da marca é a credibilidade e, por meio dela, a “Gazeta do Povo fez questão de apoiar o CONPARH e o Summit, porque criamos um produto de empresa empregadora para empoderar as empresas”. “É um prazer rever vocês”, disse o presidente da ABRH-PR, Gilmar de Andrade. Agradeceu a equipe que organizou o CONPARH e o Summit e a todos os presentes. “Espero que aproveitem este fórum de CEOs, que foi planejado com muito carinho. Vamos tratar de assuntos importantes para a área de Recursos Humanos que caminham juntos com a trilha dos temas do maior evento de gestão de pessoas do Paraná”. Depoimentos O Diretor Corporativo de RH Brasil na GESTAMP, Washington Oliveira, afirmou que participar do encontro de CEOs e Heads de RH foi muito importante para o cenário atual. “Acredito que o Summit abriu espaço para troca de ideias, compartilhamento de experiências e de vivências. É sabendo escutar que embasamos nossas ações e projetos e é trabalhando em equipe que iremos transformar as organizações”. Acentuou que tudo que acontecer no XVII CONPARH será inspirador, uma fábrica de boas práticas. Para a presidente do Comitê Temático do Andréa Gauté (presidente do Comitê Temático do XVII CONPARH), o assunto a ser tratado no Summit anda em perfeita sintonia com o tema central do Congresso: “Pessoas, empresas e planeta: isso é comigo!”. “Estamos chamando o CEOS e Heads de RH para a importância da apropriação e que o resultado vem através das pessoas. São os gestores de recursos humanos que decidem, que fazem planejamento e têm o poder de descolar estratégias para as ações do dia a dia”. Lucyanna Lima Lopes, uma das organizadoras do Summit e do CONPARH, destacou que o encontro proporcionou aos CEOs e Heads uma importante reflexão de como a Inteligência Artificial pode ajudar nos desafios, nas dores e nas situações que envolvem o mundo do RH. “O encontro abriu pensamentos e trouxe novas ideias sobre como a tecnologia pode impactar o futuro das organizações e moldar as estratégias de liderança”. Estiveram presentes ao Summit, Alessandro de Castro (superintendente do IEL), Paulo Sardinha (presidente da ABRH Brasil), Charmoniks Maria da Graça Heuer (vice-presidente da ABRH-PR) e Sônia Gurgel (presidente do Conselho Deliberativo da ABRH-PR), além dos CEOs e Heads de RH de grandes organizações. Impacto das tecnologias emergentes no trabalho Em sua participação no encontro de CEOs e Heads de RH, Francisco Milagres proporcionou insights práticos e estratégias aplicáveis de como tecnologias emergentes, como a inteligência artificial (IA), podem ser utilizadas para impulsionar a inovação, a eficiência e a sustentabilidade em suas organizações. Abordou a inteligência artificial, a robótica e a computação quântica e como essas tecnologias influenciam carreiras, competências futuras, modelos de negócios, cultura organizacional e estratégias de sustentabilidade. E também fez comentários sobre a responsabilidade das empresas de direcionar o uso das tecnologias emergentes para criar um futuro sustentável e ético, e discutiu o legado que os líderes desejam construir para as próximas gerações. O encontro foi encerrado com atividade interativa entre os participantes, discussão e compartilhamento de ideias. Texto: Básica Comunicações Fotos: Guto
XVII CONPARH abre espaço para lançamento e divulgação de livros
O maior evento de RH do Paraná, o Congresso Paranaense de Recursos Humanos (CONPARH), promete uma experiência única e inovadora. Além de grandes nomes da atualidade confirmados como palestrantes, como o cantor Carlinhos Brown, o XVII CONPARH também contará com um espaço para lançamento de livros. Os livros estarão expostos no stand da Associação Brasileira de Recursos Humanos – Paraná (ABRH-PR) nos dias de evento. A edição de 2024 do congresso acontecerá nos dias 12 e 13 de abril, na Fiep – Campus da Indústria Curitiba/PR. Mais informações: https://conparh.com.br/ Liderança Espiritualizada: a humanização das organizações Autor: Adilson Souza Editora: Lisbon Press Valor: R$39,51 Liderança Espiritualizada fala de propósito, de valores e crenças, de missão de vida. No decorrer de cada capítulo, o professor Adilson nos convida a refletirmos sobre confiança, respeito, sentido de pertencer, significado para a vida, desenvolvimento de potencial, oportunidade de realização, justiça, gratidão, numa junção maravilhosa de vida pessoal e profissional, em nossas relações habituais e de trabalho. Somando-se a isso, traz entrevistas e exercícios, resultado da estrutura: pensar, sentir e agir. Seu convite é atraente e desafiador: aproveitarmos as fantásticas oportunidades do nosso trabalho de cada dia para nos desenvolvermos como seres integrais, realizados e realizadores, liderando a nossa vida, a nossa carreira e nossos liderados com amor e espiritualidade. Inteligência Espiritual no Mundo do Trabalho Autor: Adeildo Nascimento Editora: Edifica Valor: R$15,90 Neste livro, Adeildo Nascimento aborda com maestria os aspectos da busca por significado e propósitos de vida e de carreira. A inteligência espiritual, termo ainda pouco conhecido no Brasil, desponta como uma bússola em tempos de caminhos incertos e cheios de obstáculos. Um misto de experiências pessoais e teoria que deve ser lido com a mente e o coração abertos. O Poder do E – carreira e maternidade Autor: Paola Jagher e Karen Wasman Editora: Editora Inverso Valor: R$68,00 Desafio constante para muitas mulheres, conciliar carreira e maternidade é uma tarefa que exige paciência, coragem e autoconhecimento. Pensando nas mulheres que vivenciam dificuldades em unir esses dois mundos, as executivas Karen Wasman e Paola Jagher colocaram em palavras suas experiências, erros e acertos no livro O Poder do E – carreira e maternidade, que reflete sobre a jornada profissional da mulher, sem deixar de abraçar as potências da maternidade como um agente transformador. A Gestão de Pessoas de A a Zen Autor: Pedro Ramos Editora: Quality Mark Valor: R$64,00 “A Gestão de Pessoas: de A a Zen” é a reunião de alguns dos mais interessantes artigos e crônicas do Pedro Ramos que foram publicadas, sobretudo durante e após a pandemia, em várias publicações portuguesas, brasileiras e de outros países de língua portuguesa. Retrata e aborda os principais temas que, sendo os mais atuais e desafiadores relativos à Gestão de RH/Pessoas e às Lideranças nas organizações, são caracterizados pelo “cunho pessoal” do Pedro marcado por alguma inquietação, boas provocações e muitas reflexões sobre o nosso papel enquanto líderes corporativos e gestores do “bem mais preciso” das empresas – as Pessoas. Estes textos auxiliam a pensar “fora da caixa”, a refletir sobre as nossas práticas efetivas do dia a dia, quando muitas vezes não temos sequer tempo para parar e pensar. Histórias Trágicas que se Tornaram Cômicas Autor: Angela Wanke, Daviane Chemin, Sônia Gurgel Editora: – Valor: distribuição gratuita Este livro é um mergulho nas histórias engraçadas, inusitadas, absurdas e às vezes trágicas que a vida corporativa produz todos os dias, mas os crachás não mostram e os relatórios não revelam. A ideia do livro começou já há alguns anos. A experiência no RH e o convívio com tantas histórias corporativas reuniu as autoras para uma obra: eternizar o que é cômico se, muitas vezes, não fosse trágico. E muitas histórias se somaram àquelas que já eram conhecidas das escritoras, revivendo memórias de vários colegas convidados a contar suas experiências em encontros que deram origem ao que você lerá a seguir. Desaposentado: melhor agora Autor: Armelino Girardi Editora: Clube dos Desaposentados Valor: R$15,00 Existe vida depois da aposentadoria. Esta é a mensagem que fica para quem lê este instigante livro. Em linguagem simples, didática e interativa, o livro leva a uma profunda reflexão e fornece preciosas dicas aos aposentados e pré-aposentados para elevar a sua autoestima e inspirar-se para alçar novos e altos voos. Num lampejo de criatividade o autor propositadamente aplica o prefixo “des” antes do termo desaposentadoria, de modo a construir o termo desaposentadoria. Seu propósito é justamente o de desconstruir, desfazer, desmanchar, derrubar e desacreditar falsos mitos e preconceitos em torno da aposentadoria. Mais do que um livro se trata de um manual de formação que se destina a todos os que querem alcançar uma aposentadoria ativa e feliz. Entre drones e dinossauros Autor: 22 autores do projeto The Masters Editora: GPCON Valor: R$54,90 O grupo The Masters é formado por profissionais de diversas áreas de mercado que atuam como palestrantes, professores, mentores e consultores, além de suas outras atividades para promover a disseminação do conhecimento. E na colaboração criativa, parte deste grupo se reuniu para escrever coletivamente esta grande obra que amplifica os entendimentos e aplicações da gestão ambidestra sobre as práticas de liderança, gestão de negócios e até mesmo de carreiras. Um livro que reúne 22 autores para falar de gestão e sobre como empregar a ambidestra para sobreviver e ter sucesso em um ambiente de negócios de grandes transformações. Um olhar coletivo para as tendências, ameaças e oportunidades. Ambidestria, inteligência artificial, governança, carreira, diversidade, inclusão, comunicação e marketing: estes são alguns dos temas do livro. Serviço – XVII Congresso Paranaense de Recursos Humanos Data: 12 e 13 de abril de 2024, das 9h às 18h Local: Fiep (Av. Comendador Franco, 1341, Jardim Botânico) – Curitiba – PR Organização: Associação Brasileira de Recursos Humanos do Paraná (ABRH-PR) Informações inscrições: https://conparh.com.br/ Informações para a imprensa: Básica Comunicações Jornalistas responsáveis: Adriana Mugnaini – (41) 9 9228-9589 e [email protected] Daniela Licht – (41) 9 9228-9577 e [email protected] www.basicacomunicacoes.com.br
O mais importante evento de gestão de pessoas do Paraná acontecerá em abril, em Curitiba
O XVII CONPARH tem como tema “Pessoas, empresas e planeta: isso é comigo” e é realizado pela ABRH Paraná O XVII Congresso Paranaense de Recursos Humanos (XVII CONPARH) tem como tema central “Pessoas, empresas e planeta: isso é comigo!” e pretende ser catalisador de ideias, experiências e práticas. O evento acontecerá nos dias 12 e 13/04 (sexta-feira e sábado), das 08h às 19h, na Fiep – Campus da Indústria (Av. Comendador Franco, 1341, Jardim Botânico). Informações e inscrições: https://conparh.com.br/. Considerado o mais importante evento de gestão de pessoas do Paraná, para esta edição serão 7 painéis principais, 16 painéis simultâneos, mais de 60 palestrantes e a expectativa de cerca de 700 participantes por dia. A programação ainda terá Summit de CEOs e Heads de RH, jogos interativos e feira de negócios. A organização do evento é da Associação Brasileira de Recursos Humanos do Paraná (ABRH-PR), maior autoridade em gestão de pessoas do Estado. O presidente da ABRH-PR, Gilmar Silva de Andrade, enfatiza que o tema central do congresso pode ser considerado um alerta sobre a responsabilidade de cada um com o ecossistema, com as pessoas e com as organizações, sejam elas do setor público ou privado. “Não haverá transformação sem que cada um assuma o seu papel, seja qual for a sua posição na sociedade, nas empresas e sobretudo no planeta. Prova disso é o que estamos vivenciando em relação ao clima e seus efeitos catastróficos nos últimos anos”, destaca. Para ele, compatibilizar o planeta, as pessoas e as empresas em busca da sustentabilidade, “requer uma abordagem holística que leve em consideração os diversos impactos e interações entre esses elementos”, acentua. Assegura que com uma abordagem que equilibre as necessidades do planeta, das pessoas e das empresas, “as organizações podem criar valor de longo prazo não apenas para si mesmas, mas também para a sociedade como um todo”. Carlinhos Brown Principal atração do XVII CONPARH, o cantor Carlinhos Brown irá fechar o primeiro dia do evento com a palestra magna Sons da Esperança: Música como instrumento de transformação positiva na sociedade. Por ter ajudado a levar a capital baiana para o mundo através de diversos projetos sociais, Brown irá representar um S de impacto dentro da ESG – sigla para Environmental, Social and Governance. “A trajetória dele demonstra que a questão do propósito depende de cada um de nós. De nós acreditarmos, da gente ter um objetivo claramente definido, de engajar outros stakeholders e fazer a coisa acontecer para um mundo melhor”, explica Andréa Gauté, diretora do Comitê Temático do XVII CONPARH. Palestrantes A proposta é de dois dias de imersão para trilhar conhecimentos, trabalhar sensações, promover dinâmicas e gerar o verdadeiro “Walk the talk”. Entre os palestrantes confirmados estão: Mirian Goldenberg (antropóloga e escritora), Oscar Motomura (CEO Amana-Key), Adriana Fellipelli (Fellipelli Consultoria Organizacional), Alberto Roitman (Escola do Caos), Ana Paula Valadão (Hexion Inc), Daniela Catalan (Pipely), Francisco Milagres (Mirach), Gustavo Arns (Congresso Internacional de Felicidade), Leandro Figueira (Grupo Marista), Renata Portela (Scansource), Renata Rezende (Electrolux) e Patrícia Molino (KPMG Brasil), além do palestrante internacional Pedro Ramos (President of the Portuguese People Management Association (APG). Agenda de ações Na agenda de ações, imprescindíveis para o equilíbrio entre planeta, pessoas e empresas, e que serão abordadas durante o CONPARH, o Gilmar Silva de Andrade destaca três. A primeira é integrar sustentabilidade na estratégia empresarial, incorporando-a à missão, visão e valores fundamentais, e alinhando meio ambiente, bem-estar das pessoas e sucesso econômico. A segunda é adotar práticas de Gestão de Pessoas sustentáveis na perspectiva de promover o bem-estar dos colaboradores, garantir condições de trabalho seguras e saudáveis, oferecer oportunidades de desenvolvimento profissional e pessoal e promover a diversidade e inclusão no local de trabalho. E, por último, minimizar o impacto ambiental das operações empresariais, implementando práticas e tecnologias que reduzam o consumo de recursos naturais, a emissão de poluentes e a geração de resíduos, buscando a eficiência energética, a utilização de materiais reciclados e a adoção de energias renováveis. Conexão extraordinária No evento serão abordados temas como jornada do colaborador e do cliente, recrutamento em tempos de tecnologia humanização, saúde e bem-estar, marca empregadora, trabalho remoto, governança, diversidade, futuro do trabalho, desligamento humanizado, entre outros assuntos relevantes para a atualidade das organizações. “A 17ª edição do CONPARH tem por objetivo reunir especialistas, gestores do setor e líderes das áreas para compartilhar conhecimentos, discutir tendências, promover networking e abordar temas relevantes para as áreas”, explica a vice-presidente da ABRH-PR e diretora do evento, Charmoniks Maria da Graça Heuer. A programação foi preparada para que os participantes conheçam formas práticas para a perenidade do ecossistema. Para um crescimento sustentável duradouro é preciso consciência coletiva para gerar um impacto positivo social, econômico e ambiental. Serviço – XVII Congresso Paranaense de Recursos Humanos Data: 12 e 13 de abril de 2024, das 8h às 18h Local: Fiep (Av. Comendador Franco, 1341, Jardim Botânico) – Curitiba – PR Organização: Associação Brasileira de Recursos Humanos do Paraná (ABRH-PR) Informações e inscrições: https://conparh.com.br/ Informações para a imprensa: Básica Comunicações Jornalistas responsáveis: Adriana Mugnaini – (41) 9 9228-9589 e [email protected] Daniela Licht – (41) 9 9228-9577 e [email protected] www.basicacomunicacoes.com.br