Notícias

Flavia de Sá e o debate sobre a inteligência artificial com alma no XVIII CONPARH

A inteligência artificial (IA) deixou de ser apenas uma promessa futurista para se tornar parte da vida das pessoas e das empresas. Mas, para além da eficiência técnica, cresce a preocupação sobre como garantir que essas tecnologias estejam alinhadas a valores éticos e humanistas.

Esse será justamente o foco da palestra de Flavia de Sá, vice-presidente de Pessoas e Operações no Grupo Viasoft, no XVIII CONPARH — Congresso Paranaense de Recursos Humanos, que acontece nos dias 22 e 23 de outubro, em Curitiba.

Psicóloga e especialista em liderança e gestão de pessoas, Flavia defende o conceito de uma “IA com alma”. Para ela, isso significa ir além dos algoritmos e programações. “Trata-se de desenvolver soluções que incorporem transparência, justiça, responsabilidade e privacidade, mas também empatia e sensibilidade às situações humanas”, explica.

Os riscos de uma IA sem princípios éticos são enormes, já que podem ampliar desigualdades e comprometer a privacidade. Por isso, Flavia reforça a importância da diversidade de dados, da supervisão humana e da transparência.  “Mais do que código, a IA é um reflexo dos valores das organizações. Só será inclusiva se houver uma intenção genuína de inclusão”, ressalta.

Serviço – XVIII Congresso Paranaense de Recursos Humanos – CONPARH 2025

Data: 22 e 23 de outubro, das 8h às 18h

Local: Viasoft Experience (Rua Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 5300) – Curitiba (PR)

Organização: Associação Brasileira de Recursos Humanos do Paraná (ABRH-PR)

Inscrições: https://conparh.com.br/