Notícias

Izabella Camargo defende uma produtividade que gere resultados sem perder a humanidade

No 19º CONPARH, ela propõe uma nova forma de pensar resultados, metas e relações de trabalho sem transformar pessoas em recursos descartáveis

A jornalista, palestrante, escritora e comunicadora em saúde mental no trabalho Izabella Camargo será uma das atrações do 19º CONPARH. Idealizadora dos EPIs da Saúde Mental, maior influenciadora de RH do Brasil pelo iBest e cinco vezes TEDx Speaker, ela participa da Master Talk “Produtividade Sustentável: como bater meta sem bater nas pessoas e adoecer”, levando ao congresso uma reflexão sobre como conciliar resultados de longo prazo com ambientes de trabalho mais humanos. O conceito de produtividade sustentável foi criado por Izabella em 2020, a partir da percepção de que a produtividade e a sustentabilidade precisavam caminhar juntas. “Se não for sustentável, a própria palavra já é autoexplicativa: não se sustenta”, afirma.

Izabella Camargo / Divulgação

Para Izabella, falar em produtividade sustentável é reconhecer que não existe resultado duradouro quando as pessoas são tratadas como mão de obra descartável. A lógica também passa por reputação, engajamento e continuidade. “Ninguém quer investir em máquinas e estruturas físicas e, depois, não ter pessoas saudáveis para fazer aquele investimento funcionar”, destaca. Ela vê a atualização da NR-1 como uma oportunidade para as organizações avançarem em uma gestão mais humanizada e preventiva, capaz de cuidar das pessoas sem perder de vista as metas e os resultados.

Na Master Talk, Izabella pretende apresentar estratégias e pilares para transformar a cultura organizacional e prevenir o esgotamento das equipes. Entre os caminhos estão a comunicação, alinhamento de expectativas e construção de metas que considerem tanto as necessidades da empresa quanto das pessoas. “A mudança começa pela disposição para ouvir e revisar comportamentos. Precisamos sair de uma cultura de reação para uma cultura de prevenção”, resume.

19º Congresso Paranaense de Recursos Humanos – CONPARH

O insubstituível: humanidade e liderança em tempos de incerteza

Datas: 28 e 29 de outubro

Local: Viasoft Connect (Rua Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 5300)

Realização: Associação Brasileira de Recursos Humanos do Paraná (ABRH-PR)

 

Texto Básica Comunicações