Notícias

João Furlan defenderá a diversidade e a responsabilidade como pilares na construção da inteligência artificial

O XVIII CONPARH, que acontecerá nos dias 22 e 23 de outubro, em Curitiba, vai receber um nome de peso no debate sobre tecnologia e pessoas. O professor João Furlan, especialista em Inteligência Artificial e Neurociências aplicadas à Gestão de Pessoas e Aprendizagem Corporativa, abordará o tema “Inteligência artificial com alma”.

Em sua apresentação o pesquisador defenderá que a diversidade e a responsabilidade sejam os pilares na construção da inteligência artificial, prometendo provocações sobre como a IA pode, ou não, refletir valores humanos.  Segundo ele, ainda não é possível programar consciência em máquinas, mas já conseguimos simular empatia a partir de escolhas de linguagem e frameworks éticos que colocam o ser humano no centro.

“Precisamos garantir dados representativos, revisar constantemente os algoritmos e criar instâncias de governança que envolvam diferentes áreas do conhecimento — da ciência de dados à filosofia. Só assim frameworks éticos se tornam realmente robustos”, reforça. Para João, quando tecnologia e valores caminham juntos, é possível enfrentar problemas globais como a crise climática e a desigualdade social.

Serviço – XVIII Congresso Paranaense de Recursos Humanos – CONPARH 2025

Data: 22 e 23 de outubro, das 8h às 18h

Local: Viasoft Experience (Rua Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 5300) – Curitiba (PR)

Organização: Associação Brasileira de Recursos Humanos do Paraná (ABRH-PR)

Inscrições: https://conparh.com.br/