Vozes de influências, responsáveis por sustentar o processo de transformação em suas empresas, estiveram presentes ao encontro, organizado pela ABRH-PR
A Associação Brasileira de Recursos Humanos do Paraná (ABRH-PR) promoveu, na noite desta quinta-feira (11.04), o Summit de CEOs e Heads de RH, na Fiep – Campus da Indústria. O encontro, que deu o pontapé inicial para o XVII CONPARH, reuniu vozes de influências, responsáveis por sustentar o processo de transformação em suas empresas.
Para debater o impacto das tecnologias emergentes no trabalho e o legado das organizações, foi convidado Francisco Milagres, fundador e CEO da Mirach Ventures, um expoente no campo da inovação e do futuro do trabalho.
Oportunidades e propósitos
O Summit de CEOs e Heads de RH iniciou com a fala do superintendente corporativo da Fiep, Odivany Pimentel Sales, que, em nome do presidente da Federação, Edson Vasconcelos, deu as boas-vindas a todos os presentes ao evento. Destacou a importância do XVII CONPARH para os profissionais da área de Recursos Humanos e enfatizou que é uma oportunidade de atualização dos líderes empresariais.
Destacou o trabalho do Instituto Euvaldo Lodi, um dos patrocinadores do XVII CONPARH, voltado à gestão de pessoas e frisou que “é por causa destas soluções (atrair, desenvolver e inserir talentos na indústria) que estamos participando deste Summit”.
Miguel Zacarias, sócio diretor da Magicel Consultoria de Benefícios Corporativos, Riscos Corporativos e Seguros, patrocinadora de gestão da ABRH-PR, patrocinadora bronze do CONPARH 2024 e do Summit de CEOs e Heads de RH, parabenizou os organizadores do Congresso pela qualidade dos temas e dos palestrantes, todos de primeira linha. Ressaltou que o propósito da Magicel de contribuir para um ambiente de negócios saudável está alinhado a tudo que será debatido neste Summit e no CONPARH”.
Mudar o mundo
O diretor da Gazeta do Povo, patrocinadora ouro da ABRH-PR, Guilherme Vieira, assegurou que o principal ativo das empresas são as pessoas. “O jornal tem muito a ver com pessoas, porque nossa missão é despertar em cada uma delas o desejo de ser melhor para fazer o bem à sociedade. Estamos empoderando as pessoas para mudarem o mundo”.
Lembrou da corajosa virada digital da Gazeta há 7 anos que contribuiu para elevar de 33 mil assinantes para 130 mil e 17 milhões de leitores por mês. Enfatizou que o maior atributo da marca é a credibilidade e, por meio dela, a “Gazeta do Povo fez questão de apoiar o CONPARH e o Summit, porque criamos um produto de empresa empregadora para empoderar as empresas”.
“É um prazer rever vocês”, disse o presidente da ABRH-PR, Gilmar de Andrade. Agradeceu a equipe que organizou o CONPARH e o Summit e a todos os presentes. “Espero que aproveitem este fórum de CEOs, que foi planejado com muito carinho. Vamos tratar de assuntos importantes para a área de Recursos Humanos que caminham juntos com a trilha dos temas do maior evento de gestão de pessoas do Paraná”.
Depoimentos
O Diretor Corporativo de RH Brasil na GESTAMP, Washington Oliveira, afirmou que participar do encontro de CEOs e Heads de RH foi muito importante para o cenário atual. “Acredito que o Summit abriu espaço para troca de ideias, compartilhamento de experiências e de vivências. É sabendo escutar que embasamos nossas ações e projetos e é trabalhando em equipe que iremos transformar as organizações”. Acentuou que tudo que acontecer no XVII CONPARH será inspirador, uma fábrica de boas práticas.
Para a presidente do Comitê Temático do Andréa Gauté (presidente do Comitê Temático do XVII CONPARH), o assunto a ser tratado no Summit anda em perfeita sintonia com o tema central do Congresso: “Pessoas, empresas e planeta: isso é comigo!”. “Estamos chamando o CEOS e Heads de RH para a importância da apropriação e que o resultado vem através das pessoas. São os gestores de recursos humanos que decidem, que fazem planejamento e têm o poder de descolar estratégias para as ações do dia a dia”.
Lucyanna Lima Lopes, uma das organizadoras do Summit e do CONPARH, destacou que o encontro proporcionou aos CEOs e Heads uma importante reflexão de como a Inteligência Artificial pode ajudar nos desafios, nas dores e nas situações que envolvem o mundo do RH. “O encontro abriu pensamentos e trouxe novas ideias sobre como a tecnologia pode impactar o futuro das organizações e moldar as estratégias de liderança”.
Estiveram presentes ao Summit, Alessandro de Castro (superintendente do IEL), Paulo Sardinha (presidente da ABRH Brasil), Charmoniks Maria da Graça Heuer (vice-presidente da ABRH-PR) e Sônia Gurgel (presidente do Conselho Deliberativo da ABRH-PR), além dos CEOs e Heads de RH de grandes organizações.
Impacto das tecnologias emergentes no trabalho
Em sua participação no encontro de CEOs e Heads de RH, Francisco Milagres proporcionou insights práticos e estratégias aplicáveis de como tecnologias emergentes, como a inteligência artificial (IA), podem ser utilizadas para impulsionar a inovação, a eficiência e a sustentabilidade em suas organizações.
Abordou a inteligência artificial, a robótica e a computação quântica e como essas tecnologias influenciam carreiras, competências futuras, modelos de negócios, cultura organizacional e estratégias de sustentabilidade.
E também fez comentários sobre a responsabilidade das empresas de direcionar o uso das tecnologias emergentes para criar um futuro sustentável e ético, e discutiu o legado que os líderes desejam construir para as próximas gerações.
O encontro foi encerrado com atividade interativa entre os participantes, discussão e compartilhamento de ideias.
Texto: Básica Comunicações
Fotos: Guto