fbpx

XVII CONPARH – Pessoas – Empresas – Planeta: Isso é comigo!

Com temas complexos e polêmicos os palestrantes Alberto Roitman, sócio fundador da Escola do Caos, e o executivo em sabático Leonel Andrade abordaram o tema “Resiliência Empresarial: Navegando por Mares de Contradições com Posicionamentos Sólidos”.  O painel no XVII CONPARH foi moderado por Sônia Gurgel e realizado no auditório Mário de Mari, na FIEP.

As situações de assédio moral, assédio sexual, demissão humanizada, a pressão desmedida sobre colaboradores foram temas colocados pelos palestrantes que fizeram rápidas pesquisas com o público presente sobre as questões.

Comportamentos tóxicos

Os palestrantes alertaram sobre a necessidade de se posicionar diante das chamadas situações tóxicas. “Se a organização tem um líder tóxico é porque existe um chefe que permite. São casos de assédio e, muitas vezes, o RH precisa de um posicionamento”, diz Alberto Roitman.

Exemplos que vêm da liderança

Leonel Andrade, executivo que atuou por mais de 40 anos em empresas da área de crédito, falou sobre a importância do bom líder. “A liderança tem que ser prazerosa e o papel do líder é se tornar irrelevante. Deve ajudar o time a despreocupar, não há problema que não caiba no dia seguinte. O que faz o jardim florescer é a chuva e não o trovão”, afirmou bem humorado. “Precisamos humanizar, porque há um desperdício imenso quando não se ouve o que um colaborador tem para dizer. As empresas têm que praticar a escuta’, orientou Leonel Andrade.

XVII Congresso Paranaense de Recursos Humanos (XVII CONPARH) tem como tema central “Pessoas, empresas e planeta: isso é comigo!” e está acontecendo hoje (12/04) e amanhã (13/04), das 08h às 18h, na Fiep – Campus da Indústria (Av. Comendador Franco, 1341, Jardim Botânico). O XVII CONPARH é organizado pela ABRH Paraná. 

Texto: Básica Comunicações

Foto: Leandro Provenci e Lucas Quadros